• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em todo o país, será realizado nesta quarta-feira (17) em Teresina o Dia D da Ciência. Na feira científica, que funcionará na Praça Rio Branco, serão apresentados à população os resultados de pesquisas realizadas no Estado, bem como produtos oriundos dessas pesquisas.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, é uma das instituições envolvidas na realização desse Dia D porque entende que os resultados das pesquisas podem contribuir para a inovação nos pequenos negócios, influenciando no cotidiano desses empreendimentos.

Misael Martins

O diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, durante a solenidade de abertura oficial do eventoO diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, durante a solenidade de abertura oficial do evento

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte desse movimento. Temos um trabalho focado em inovação e transformação digital e entendemos que as pesquisas científicas são fundamentais para os pequenos negócios. A sobrevivência e a competitividade dessas empresas dependem e muito da apropriação de novas tecnologias, que são uma alternativa viável para o desenvolvimento sustentável”, destacou o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, durante a solenidade de abertura oficial do evento, ocorrida na manhã de hoje (16), no Anfiteatro da Universidade Federal do Piauí, UFPI.

O reitor da UFPI, professor Arimatéa Dantas Lopes, falou da importância da popularização da Ciência. “A população precisa conhecer o que as instituições fazem em prol da Ciência e Tecnologia. Os investimentos nesses segmentos contribuem para o desenvolvimento do país. Precisamos unir esforços para mudar o mundo”, disse.

Misael Martins

Solenidade reuniu autoridades, professores, estudantes e representantes da comunidade acadêmicaSolenidade reuniu autoridades, professores, estudantes e representantes da comunidade acadêmica

Também estiveram presentes na solenidade de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Piauí, o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Uespi, professor Nouga Cardoso; o pró-reitor do Instituto Federal do Piauí, IFPI, José Luís Silva; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Fapepi, Francisco Guedes; o chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa no Piauí, Luiz Fernando Leite; entre outras autoridades, professores, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.

“Precisamos buscar investimento em Ciência e Tecnologia de maneira a reduzir a dependência que temos em relação aos outros países no que se refere a essas áreas. A Ciência é praticamente invisível, na medida em que os resultados só aparecem a longo prazo. Mas pesquisar é importante para que possamos encontrar soluções para os problemas da sociedade. Ideias brilhantes só serão realmente brilhantes se forem aplicadas em benefício da população”, comentou o presidente da Fapepi, Francisco Guedes.

Além de Teresina, as atividades da semana ocorrerão também em outras 24 cidades do Estado em feiras científicas abertas ao público. O objetivo é não somente mostrar os resultados de pesquisas já realizadas, mas também estimular a produção científica no Piauí.

O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC; e no Piauí conta com a realização da UFPI em parceria com o IFPI, Uespi, Embrapa e Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz; tendo ainda o apoio do Sebrae, Fapepi, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí, Sedet; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq; e Fundação Cultural de Fomento à Pesquisa e Ensino, Extensão e Inovação, Fadex.