• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A coordenação do Mestrado Acadêmico em Letras do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), comunica a abertura de inscrições para a seleção de candidatos para a nona turma do Curso de Mestrado em Letras, que terá início no primeiro período letivo de 2019.

Ao todo, estão sendo ofertadas 27 vagas para o programa. Dessas, 17 vagas são para a Área de Concentração: Literatura, Memória e Cultura, sendo 02 destinadas a servidores efetivos da Universidade Estadual do Piauí; e 10 vagas para a Área de Concentração: Linguagem e Cultura, sendo 01 vaga destinada a servidores efetivos da Universidade Estadual do Piauí.

Podem candidatar-se portadores de diploma de curso de graduação plena em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central das áreas de concentração, considerando suas linhas de pesquisa:

1) Literatura e Outros Sistemas Semióticos: Estudos teóricos e críticos de obras literárias e suas relações comparativas com outros sistemas estéticos e culturais;

2) Literatura, Memória e Relações de Gênero: Estudos da recepção literária, das fronteiras entre ficção e história e das relações de gênero, com ênfase no contexto regional, visando registrar e preservar a memória cultural;

3) Estudos do texto: produção e recepção: Investigação do texto numa perspectiva interdisciplinar que trata de questões referentes às estratégias mobilizadas na construção e processamento de textos verbais e não verbais em contextos sociais diversos, a partir de posicionamentos teóricos da linguística de texto, da linguística cognitiva, das teorias dos gêneros textuais, da semiótica social e das teorias do letramento.

As inscrições serão realizadas na Secretaria do Mestrado Acadêmico em Letras, no Núcleo de Pós-Graduação, Campus Universitário Poeta Torquato Neto, Rua João Cabral 2231, Pirajá, Teresina, no horário de 08:00 horas as 13:00 horas, no período de 17 de setembro a 17 de outubro de 2018.

Para a inscrição são necessários os seguintes documentos:

  1. a) Requerimento em formulário próprio da Coordenação do Curso;
  2. b) Ficha de inscrição;
  3. c) Fotocópia da Carteira de Identidade, CPF e duas fotos 3×4 recentes;
  4. d) Fotocópia do Título Eleitoral e comprovante da última eleição;
  5. e) Cópia do diploma do curso de graduação (autenticado) reconhecido pelo MEC,ou certidão/declaração de que está regularmente matriculado no último semestre do Curso de Graduação. Diplomas obtidos fora do país devem estar devidamente reconhecidos por instituição de Ensino Superior brasileira reconhecida pelo MEC.
  6. f) Apresentação de pré-projeto de pesquisa, em 04 (quatro) vias, contendo: capa, título, indicação de linha de pesquisa, sugestão de 02 possíveis orientadores (listar por ordem de preferência e da mesma linha de pesquisa), introdução, objetivos geral e específicos, fundamentação teórica, metodologia, cronograma e referências, com o mínimo de 10 (dez) e máximo de 15 (quinze) páginas (fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5), sobre tema que se enquadre em uma das seguintes linhas de pesquisa: 1) Literatura e Outros Sistemas Semióticos; 2) Literatura, Memória e Relações de Gênero; 3) Estudos do Texto: produção e recepção (somente uma via do pré-projeto deverá conter identificação do candidato);
  7. g) Curriculum Vitae da Plataforma Lattes.
  8. h) O candidato estrangeiro deverá apresentar, no ato da inscrição, cópia autenticada do certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPEBRASIL).
  9. i) Quando servidor efetivo da UESPI, apresentar contracheque do mês anterior à inscrição.

A Seleção será realizada em seis etapas, sendo: 1) Exame de proficiência em Língua Estrangeira; 2) Análise documental; 3) Prova escrita de conhecimento específico; 4) Análise do pré-projeto de pesquisa; 5) Arguição e; 6) Prova de títulos.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 03/01/2019. A matrícula institucional acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro de 2019, enquanto a matrícula curricular está prevista para os dias 18 e 19 de março, e início das aulas em 18 de março de 2018.

Confira:

Requerimento de Inscrição no Mestrado 2019-2021

Ficha de Inscrição no Mestrado 2019-2021

Edital Mestrado Letras 008-2018

 

Uespi