• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

As reuniões pedagógicas nos campi do interior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (PREG/UESPI), foram realizadas no mês de maio nas cidades de  Corrente, Bom Jesus, Uruçuí , São Raimundo Nonato e Floriano.

A atividade faz parte de uma série de encontros realizados com o intuito de discutir demandas institucionais. Dessa forma, a equipe concluí o calendário de visitas, que também passou pelas cidades: Barras, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba, Oeiras e Picos.

Os encontros têm buscado esclarecer dúvidas e procedimentos pedagógicos a respeito do gerenciamento do sistema acadêmico. Frente a isso, as reuniões têm abordado assuntos a respeito de encargos docente, matrícula institucional, estágios supervisionados, monitorias, calendário acadêmico, avaliação institucional, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), e ainda a reorganização estrutural dos cursos para enviar ao Conselho Estadual de Educação.

A Diretora do Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA), Maria Adélia Leal, comenta que as reuniões tiveram um propósito positivo por parte dos coordenadores e campus visitados. “Eles nos recebem calorosamente, com respeito. Todos estão ansiosos para que as atualizações sejam realizadas para melhorias nas atividades”, afirma.

As reuniões pedagógicas são também um preparo para o Índice Geral de Cursos (IGC) que é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória; abaixo de dois a atuação é insatisfatória.

 

Uespi