• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
uespiiA Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através da Faculdade de Ciências Médicas (Facime), é a única instituição de Ensino Superior a formar os primeiros especialistas em Nefrologia no Estado do Piauí. Foram formados, em 31 de janeiro de 2012, os Nefrologistas Leonardo Ferreira Amorim e Livia Patrícia Mourão Costa.
 


“Com estes programas de Pós-Graduação, a Universidade Estadual do Piauí conquista prestígio e cumpre seu papel com competência, contribuindo para melhorar a assistência à população do Estado”, afirma Celina Castelo Branco, professora da Facime e Supervisora da Residência em Nefrologia no Hospital Getúlio Vargas.
 
 
 


A Nefrologia é a área da medicina que trata de doenças do aparelho urinário, tais como: insuficiência renal e incontinência urinária. As doenças renais vêm se apresentando como importante problema de Saúde Pública e a falta de profissionais na área de Nefrologia no Piauí estava ocasiona o diagnóstico tardio dos problemas renais.
 
 


O Programa de Pós-Graduação tem duração de dois anos e, segundo Celina Castelo Branco, tem entre os objetivos proporcionar facilidade de acesso ao especialista e contribuir com a qualidade da assistência prestada à população, especialmente, no interior do Estado onde a carência é maior.





 
Piaui.pi.gov