• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

tireoideO câncer de tireoide é mais frequente em mulheres? Sim. Segundo a endocrinologista Rosália Padovani, especialista em câncer de tireoide, esse tipo de tumor atinge três vezes mais mulheres do que homens, mas a razão disso ainda é desconhecida. Pessoas com histórico de exposição à radiação, histórico familiar de câncer de tireoide ou que apresentam deficiência de iodo são mais propensas a esse tipo de câncer. Alimentos ricos em iodo são peixe, frutos do mar e vagem. O sal também contém iodo.


Por que ele se desenvolve? A endocrinologista explica que o câncer de tireoide se desenvolve a partir de mutações nas células tiroidianas, que levam à proliferação de grupos celulares específicos e à formação de nódulos malignos.

 
Ter câncer de tireoide indica que a pessoa tem predisposição a câncer, de uma forma geral? Rosália afirma que depende da mutação celular que levou ao câncer. Existem algumas mutações que são comuns ao câncer de tireoide e ao câncer de mama. Nesse caso, mulheres que tiveram um dos tipos de câncer devem ficar atentas ao outro tipo.


No caso da remoção da tireoide por causa do câncer, como sua função é substituída? A glândula tireoide produz os chamados hormônios tireoidianos que são o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina ou tetraiodotironina). Eles regulam o metabolismo, que é a maneira como o corpo usa e armazena energia. Quando essa glândula é removida, sua função é substituída pela reposição hormonal, de acordo com a médica.


É possível prevenir câncer de tireoide? Sim, evitando exposição à radiação, especialmente na infância, e a deficiência de iodo. Além disso, a endocrinologista ressalta que existem exames de sangue para detecção de mutações em genes específicos relacionados ao carcinoma medular de tireoide, um tumor raro e agressivo de tireoide, hereditário. Se o exame apontar a mutação, a prevenção é a retirada da tireoide.


Quais são os sintomas? Geralmente, a doença é assintomática, sendo descoberta por acaso ao olhar no espelho e perceber uma nodulação no pescoço, segundo Rosália. Os sintomas surgem apenas na fase avançada da doença, como rouquidão, dificuldade para engolir ou tosse.


Como é o diagnóstico? Além do exame clínico, podem ser feitos exames de imagem. Mas o principal meio de diagnóstico é a biopsia de aspiração com agulha fina, capaz de detectar a presença de células tumorais.

 
Como é o tratamento? A médica explica que o tratamento é cirúrgico, na maioria das vezes, com complementação de radioiodoterapia. O paciente recebe iodo radioativo via oral, em forma de líquido ou cápsula. Essa radiação tem o objetivo de destruir células cancerígenas microscópicas e células tireoidianas que possam ter permanecido no corpo.


Existe recidiva? Sim. Segundo Rosália, as recidivas podem ocorrer no leito tireoidiano, nos linfonodos cervicais ou em órgãos como pulmão e osso
Problemas da tireoide mexem mesmo com o peso e o humor? Dependendo do problema da tireoide podem haver alterações de peso e de humor, de acordo com a médica. Ela afirma que o hipotireoidismo pode causar ganho leve de peso devido ao inchaço e não ao aumento de gordura. Já o hipertireoidismo pode provocar perda de peso. "Em relação ao humor, o hipotireoidismo pode levar ao desânimo e, o hipertireoidismo, ao nervosismo, agitação e, algumas vezes, até quadros psicóticos", diz Rosália.

 

R7

Foto: Pixabay