• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

atrizNeste domingo, 24, durante o tapete vermelho do Oscar, a atriz norte-americana Selma Blair fez sua primeira aparição após receber o diagnóstico de esclerose múltipla, em outubro de 2018. A atriz, de filmes como 'Legalmente Loira' e 'Hellboy' apareceu caminhando no tapete vermelho com o apoio de uma bengala e se mostrou emocionada
Segundo o neurologista Alex Baeta, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a esclerose múltipla é uma doença autoimune, na qual as células de defesa não reconhecem o próprio organismo e atacam o sistema nervoso central. Dessa maneira, as células imunológicas passam a atacar e corroer a barreira de proteção das células nervosas, causando lesões.


O neurologista afirma que os sinais da esclerose múltipla dependem do local do cérebro afetado, podendo causar visão dupla, espasmos musculares, afetar o equilíbrio, dificuldade para andar ou realizar determinados movimentos, fraqueza, disfunção sexual, fadiga, alterações de humor, dificuldade de cognição, queimação nos pés, dificuldade intestinal ou aumentar a sensibilidade.


O diagnóstico da esclerose múltipla depende da soma da análise do quadro clínico do paciente, com os resultados de alterações no líquor e resultados das imagens de exame de ressonância magnética.


Segundo o neurologista, o público mais afetado é o das mulheres, com diagnóstico mais comum entre os 20 e 30 anos. A causa da esclerose múltipla é multifatorial e, entre os fatores de risco para o seu desenvolvimento estão a pré-disposição genética e a falta de exposição solar durante a infância do paciente.


Baeta afirma que o tratamento para a esclerose múltipla varia conforme a área afetada, podendo ser feito com diferentes tipos de medicamentos, como corticoides e anti-inflamatórios. Além do tratamento com medicamentos, é feita também a reposição de vitamina D e fisioterapia.


Para amenizar os efeitos da doença, é necessário também que o paciente procure apoio psicológico, evitar o calor, evitar situações de estresse e ter prática regular de exercícios.

 

R7

Foto: REUTERS/Danny Moloshok