• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Na manhã desta segunda-feira (15), na Câmara dos Vereadores, foi realizada a segunda edição da campanha "Neuro em Ação”, um evento que discutiu, centralmente, o mau uso do celular e consequências para a saúde através de práticas cotidianas. A iniciativa foi encabeçada pelo Hospital Regional Tibério Nunes, em parceria com a Cooperativa e Sociedade Piauiense de Neurocirurgia e a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

thays

 O serviço de assistência em neurocirurgia do Hospital Regional Tibério Nunes tem atendido a demanda de Floriano e região desde fevereiro de 2018, até o momento foram realizados cerca de 200 atendimentos na urgência desse setor. 

thaus

 Durante o momento foram conduzidas três palestras, abordando o “Mau uso do celular”, pelo presidente da Cooperativa Piauiense de Neurocirurgiões, Cléciton Braga, “Má postura”, pela fisioterapeuta Juliana Monteiro, e “Perfil dos pacientes da Neurocirurgia do Hospital Regional Tibério Nunes”, ministrada pelo acadêmico de Enfermagem da UESPI, Ivaldo Muniz. A campanha enfatiza a preocupação social através da disseminação de informações sobre práticas preventivas que podem reduzir os danos à saúde.

tahsu

 De acordo com o neurocirurgião do Hospital e um dos palestrantes, Cléciton Braga, “dados mostram que 25% dos acidentes são causados por uso de aplicativos de mensagem, no momento em que se está dirigindo. Toda a atividade motora, e grande parte de sua atenção, estão focadas em algo determinado, que não é dirigir”. O especialista ainda destacou que ao usar essas tecnologias o motorista assume a postura como se estivesse dirigindo embriagado. 

 Também estiveram presentes na manhã de palestras a secretária de Saúde, Thais Braglia, os vereadores Dessim Almeida e David Oka, o diretor clínico do HRTN, Justino Moreira, assim como profissionais da Saúde, demais autoridades e interessados na temática.

 

ascom