• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi, por meio da Coordenação de Doenças Transmissíveis, está realizando ações para prevenção de IST’s em diversas cidades neste Carnaval. Na região Norte do estado as equipes estiveram presentes na sexta-feira (09), em Cajueiro da Praia e neste sábado(10) e domingo(11) no município de Luís Correia.

dsts

“A Sesapi está com ações junto com os municípios, ofertando um trabalho integrado para aumentar os cuidados da população neste período de festas de Carnaval ”, lembra a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

De acordo com a Coordenadora de IST’s da Sesapi, Karina Amorim, os cuidados com a saúde e prevenção às ISTs são importantes durante o ano inteiro, porém, o reforço no período carnavalesco tem como intuito alertar a população para esses cuidados.

“O objetivo é conscientizar e levar ações de prevenção à população para aproveitar o carnaval sem esquecer que se prevenir é fundamental, não só neste período, como no ano todo”, explica.

Além das cidades do litoral as equipes da Sesapi estarão nas cidades de Barras, Água Branca, Valença e Bocaina, realizando teste para Hepatite e Sífilis, além da disponibilização gratuitamente de preservativos interno e externo e do gel lubrificante.

“Nestes dias estamos realizando testes rápidos para a Sífilis, HIV e as Hepatites B e C. Em caso de resultado positivo os profissionais de saúde irão fazer os encaminhamentos, seja para a confirmação do resultado seja para o início do tratamento”, lembra Karina Amorim.

Além da camisinha, o Sistema Único de Saúde oferta a Profilaxia Pré-exposição (Prep), a Profilaxia Pós-exposição (Pep) para o gerenciamento de risco e cuidado personalizado de acordo com o estilo de vida e comportamento de cada usuário. Algumas ISTs também possuem vacinas disponíveis pelo SUS, como hepatites virais B e HPV (Papiloma Vírus Humano).

Sesapi