• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Nesta terça-feira, 09, o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, confirmou que o Rio Longá ultrapassou a cota de inundação e preocupa as autoridades locais, pois o nível de água está muito elevado e há risco de alagar pontos das cidades de Esperantina e Batalha.

De acordo com Vitorino, equipes da Defesa Civil Estadual devem ir hoje ao município acompanhar in loco a situação. O Corpo de Bombeiros também já reforçou o monitoramento na região.

"A situação de Batalha e Esperantina é que o Rio Longá está alcançando um nível muito elevado. Essa elevação já ultrapassou o ponto de inundação, causando problemas nas cidades. Já recebemos alertas de inundação por quatro vezes", disse o diretor.

Como medida de prevenção, a passarela que passa por cima do rio e dá acesso à Cachoeira do Urubu, ponto turística da cidade de Esperantina, foi interditada pelo Corpo de Bombeiros na semana passada

Segundo Vitorino Tavares, 17 municípios piauienses estão em alerta devido as fortes e regulares chuvas que vêm caindo desde o mês de março, muitos  deles já decretaram estado de emergência. O diretor alerta que cerca de 10 mil famílias já foram atingidas pelas chuvas no Piauí.

Os municípios monitorados pela Defesa Civil do Estado são: Barras, Batalha, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Campo Largo do Piauí, Capitão de Campos, Esperantina, Ilha Grande, José de Freitas, Lagoa Alegre, Luís Correia, Luzilândia, Parnaíba, São João do Arraial, São João do Divino e Teresina.

 

cv