• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, esteve reunido na manhã de sexta-feira, 15, com a presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí, Jucepi, Alzenir Porto. Participaram do encontro também analistas e consultores do Sebrae e técnicos da Junta Comercial.

sebrae

Reunião na sede do Sebrae em Teresina

Na ocasião, foram apresentados os resultados da implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, no Piauí, trabalho feito pela Junta Comercial em parceria com o Sebrae.

Segundo dados da Receita Federal, o Piauí ocupa a segunda posição no Ranking de Qualidade da Redesim, alcançando pontuação de 86,1%, ficando atrás apenas de Alagoas, que atingiu 87,6%. O ranking leva em consideração o percentual de integração dos órgãos públicos envolvidos no registro e legalização de empresas, no qual o Piauí aparece com 91,6%; e a quantidade de empresas abertas em cada Estado no prazo de até três dias.

“Hoje temos uma Junta mais moderna e mais acessível, graças ao trabalho conjunto de vários parceiros, entre eles o Sebrae. Para nós é uma imensa satisfação ter contribuído para o avanço do órgão, na medida em vemos esse resultado como parte de uma estratégia para a melhoria do ambiente para os pequenos negócios”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Ainda segundo Lacerda, o trabalho agora segue no sentido de fazer esse avanço da junta ser percebido pela sociedade. “Precisamos mostrar na prática o quanto os processos se tornaram mais ágeis. Há cinco anos era inimaginável abrir uma empresa em menos de um mês. Hoje, esse processo pode ser concluído em pouco mais de dois dias, graças à transformação digital do órgão, que foi amplamente apoiada pelo Sebrae”, acrescenta.

A parceria da Junta Comercial com o Sebrae teve início em 2014, quando começou a mobilização para implantação da Redesim no Piauí. A implantação era de competência da Junta Comercial. O Sebrae apoiou o processo, se responsabilizando pela digitalização de todo o acervo documental do órgão, pelo trabalho de monitoramento dos municípios e sensibilização dos gestores para aderirem ao sistema.

A Redesim foi implantada nos municípios por meio do Piauí Digital, sistema que permite ao cidadão abrir ou regularizar o seu empreendimento de forma simplificada e sem burocracia. Na prática, significa dizer que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas atuam de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet.

“O Piauí aderiu à Redesim em 2016, e já estamos bem próximos de Alagoas, que integra o ranking há 10 anos. A boa colocação do Piauí no Ranking de Qualidade se deve à integração de quase todos os órgãos de registro e licenciamento na Redesim, além do apoio de entidades como o Sebrae. Hoje a Jucepi é referência nacional de registro mercantil”, destaca a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

Durante a reunião também foram discutidas outras ações de cooperação entre o Sebrae e a Jucepi para melhorar o atendimento e os serviços prestados para as micro e pequenas empresas do Estado, bem como para garantir a implantação da certificação digital, que reduzirá ainda mais a burocracia, aumentando a segurança e a celeridade dos processos.

“Avançamos muito com a parceria forte do Sebrae. Mas precisamos avançar ainda mais, alcançando o patamar de uma Junta completamente digital. Com isso conseguiremos ter uma celeridade ainda maior dos processos. Por isso que buscamos esse diálogo com a diretoria do Sebrae”, destaca a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

Entre as ações pleiteadas pela Junta para dar continuidade à melhoria do órgão estão capacitações, consultorias e realização de eventos, como é o caso do Seminário Piauí Mais Simples, que deve acontecer como parte da programação do Congresso das Cidades, evento do Sebrae que está previsto para maio deste ano.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325