• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O chão do quarto de uma casa localizada na Rua São José, bairro Água Mineral, zona Norte de Teresina, desabou na noite dessa quinta-feira (6). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o desabamento abriu um buraco de 7 metros de profundidade e uma família caiu dentro da cratera.

Dois adultos e três crianças com idade entre cinco e sete anos que estavam assistindo televisão no quarto tiveram que ser resgatadas. O sargento Ronielton Amaral participou do resgate. O bombeiro informou ao Cidadeverde.com que em 18 anos de corporação nunca tinha visto nada parecido.

“Eles não chegaram a ficar soterrados, mas estavam dentro do buraco. Era um buraco de 7 metros de profundidade. Foi o quarto todo. Eu nunca tinha participado de um resgate assim. As crianças, principalmente a menor, estavam assustadas e choravam muito”, conta o sargento.

De acordo com o sargento, a mãe das crianças teve uma escoriação na perna e no tornozelo. O outro adulto também teve leves ferimentos. Os menores tiveram raladuras nos braços e rosto. Apesar do susto, todos passam bem.

“Foi muita sorte”, acredita o sargento Amaral. Populares informaram ao Corpo de Bombeiros que a residência foi construída em cima de um córrego. A casa foi isolada pela Defesa Civil e as vítimas foram levadas para casa de familiares.Não chovia no momento do desabamento.

Ao todo, cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e duas do Samu participaram do resgate.

buraco casa

Milagre

A avó materna das crianças que caíram na cratera, Marli Nascimento, conta que sua filha, Fernanda Nascimento, ficou desesperada após o desabamento. “Ela só chorava desesperada. Agora eu estou mais calma pela vida deles. Foi um milagre mesmo”, conta.

Marli afirma que a casa da filha foi construída há cerca de três anos e que não sabia que a área era de risco. Tudo do quarto caiu na cratera. A família, inclusive, está sem roupas.

Ela informou, ainda, que uma das crianças está internada no Hospital de Urgência de Teresina. “A cabeça dele amoleceu um pouco, mas o médico disse que vai voltar ao normal conforme ele cresça”, afirma a vó.

Casa pode desabar

O membro da Defesa Civil, tenente Sebastião Domingos, afirma que os outros cômodos da casa podem desabar. Além do quarto, uma pequena parte da sala também desabou. Ele conta que a região é considerada de risco.

“Pela estrutura, se tiver mais erosão no terreno, corre risco da casa toda desabar. É uma área de risco para as casas localizadas próximas. No fundo da casa tem um córrego e por baixo tem uma galeria”, conta.

O tenente explica que o chão do quarto desabou por conta de uma sedimentação, que causou erosão.

“É uma área de aterro próxima a galeria. Então houve alguma infiltração no terreno e essa infiltração vai levando material do aterro e criando sedimentação ao ponto de haver erosão, que foi o que aconteceu no local”, esclarece.

A Defesa Civil está auxiliando a família a retirar os pertences com segurança. Por enquanto a casa permanecerá isolada.

Traumatismo Craniano

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) informou que o menino que caiu na cratera de 7 metros junto com a família na noite de ontem (6) sofreu traumatismo craniano.

Segundo o hospital, a criança de seis anos deu entrada no hospital por volta de meia-noite. O menino está internado na clínica pediátrica sem previsão de alta. O estado de saúde dele é estável.

A avó do menino disse que o crânio do neto afundou, mas recebeu informação que logo o neto sairá do hospital.

“A cabeça dele amoleceu um pouco, mas o médico disse que vai voltar ao normal conforme ele cresça”, afirmou avó.

Além de F.O.L, seus irmãos de cinco e sete também ficaram feridos no afundamento do quarto. As crianças tiveram raladuras nos braços e rostos. A mãe e o pai da crianças tiveram escoriações nas pernas, mas passam bem.

 

Fonte: Cidade Verde