• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A cidade de Floriano, localizado no Sul do Piauí, registrou na madrugada desta segunda-feira, 10, a segunda maior chuva do ano, com acumulado de 65mm, metade do normal para todo o mês, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). A precipitação desta segunda-feira perde apenas para a do dia 19 de março, quando em um dia choveu 116 mm no município.

 

Segundo a meteorologista da Semar, Sônia Feitosa, as chuvas provocadas nesta região foram devido a um sistema meteorológico chamado de Vórtice Ciclônico do Nordeste. “Aliado a esse sistema está a umidade vinda da região Amazônica. Com isso, se formam áreas de instabilidade de ventos, que giram em sentido horário. O tempo fica seco no centro do sistema e na bordas provocam as chuvas fortes”, explica.

 

A meteorologista também confirma que mesmo com essas precipitações deve chover abaixo da média no estado. “Nesta região de Floriano, bem como no Cerrado, é comum ter um maior volume de chuvas, já no semiárido o clima seco do local prejudica a formação das chuvas”, afirma.

 

Sônia Feitosa ressalta que na cidade de Uruçui, na região dos Cerrados Piauienses, só no mês de novembro choveu 538 mm. “No município em um único dia chegou a chover 128 mm, o que mostra que esta região costuma receber grandes volumes de precipitações”, ressalta.

 

redeclube