• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Os professores da Universidade Estadual do Piauí começam nesta segunda, 28, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na quinta-feira da semana passada em assembleia geral. A instituição possui cerca de 1.400 docentes, sendo 800 efetivos. A principal reivindicação da categoria é que o governo pague o piso no valor do salário mínimo proposto pelo Dieese, que é de R$ 2.324. Atualmente, um professor 20 horas recebe R$ 1.071.

 

Além disso, os professores reivindicam melhorias na estrutura e que o governo cumpra o que prometeu durante a campanha SOSUespi. A primeira atividade da greve foi uma blitz/panfletagem na entrada do campus Poeta Torquato Neto (Pirajá), que começou às 7:30h.

 

Os grevistas marcaram atividades em todos os campi de Teresina nesta segunda. Às 15:00h, na Facime, terá reunião com professores. A data-base dos servidores estaduais é maio. A categoria alega que tentou ao máximo evitar a deflagração da greve, apostando no diálogo com o governo. As reivindicações foram enviadas em 19 de março, sem qualquer resposta.

 

A greve dos professores atinge 20 campi e núcleos da Uespi. Ao todo, são 20 mil alunos, distribuídos por todo o Estado.


Cidade verde