• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

mariapaulathePara mudar o Brasil, o primeiro passo é reciclar emoções. Essa é a teoria da atriz, humorista e escritora Maria Paula. Em passagem rápida por Teresina, ela ministrou uma palestra nesta sexta-feira, 25, durante o I Nordeste do Bem, o Fórum de Empreendedorismo Social.

 

“Nós podemos mudar nossa realidade. Mude! A gente faz o que quer. Se nós mudamos, o mundo muda sua reação”, aconselha a atriz, acrescentando que não é uma missão fácil. O início, entretanto, pode ser pela vizinhança mesmo. Há alguém “rabugento” que mora perto de você? Faça um bolo, toque a campainha e, junto com o lanche, ofereça também um sorriso e um abraço. Os resultados, alerta Maria Paula, podem ser catastroficamente maravilhosos.

 

Além de reciclar o lixo, o ideal é reciclar também as emoções. “O pensamento positivo emite cargas energéticas e o corpo é reflexo disso”, declara. O trauma é inevitável, segundo a atriz, mas o sofrimento não.

 

Maria Paula obteve destaque durante dois anos da campanha do aleitamento materno, promovida pelo Ministério da Saúde. Engajada na causa, ela foi uma das responsáveis por diminuir o índice de mortalidade infantil no país, além de atuar na conquista dos seis meses de licença maternidade. “Gente, eu ajudei a mudar uma lei. Agora eu me empolguei e quero mudar mais”, explica, ao falar sobre a luta para garantir creche e pré-escola para todas as crianças.

 

Mãe da Maria Luiza e do Felipe, Maria Paula explica que a mulher aprende a ser menos egoísta e a pensar mais na coletividade quando se torna mãe. “Lutamos tanto para ganhar espaço no mercado de trabalho e perdemos o melhor de nós, a feminilidade. Já que conquistamos a presidência, somos maioria nas universidades e alcançamos o mercado de trabalho, vamos imprimir doçura e gentileza nesses ambientes”, aconselha.

 

Preocupada com a família e com a preservação da infância, Maria Paula defende o vínculo com os filhos. “Se você bate no seu filho, você tá o ensinando a encarar a vida na base da porrada. Acolha seu filho, olhe no olho e ensine a fazer correto. Isso previne Febens”.

 

Turma do Bem

O I Nordeste do Bem foi organizado pela Turma do Bem, uma Organização Não Governamental que oferece tratamento odontológico gratuito às crianças e adolescentes carentes. No Brasil, 13 mil dentistas voluntários já ofereceram atendimento acerca de 25 mil crianças. Em Teresina, 350 pequenos pacientes sorriem mais felizes após o trabalho voluntário de 70 dentistas.

 

Luiz Gustavo, embaixador da Turma do Bem em Teresina, aponta a importância de uma boa gargalhada. “Sem dentes a pessoa não beija na boa, não se expressa. Ela não consegue rir”. O objetivo Fórum, segundo o embaixador, é aumentar o número de voluntários.

 

Quer mudar e seguir a dica da Maria Paula? Para ser voluntário da Turma do Bem basta acessar o site http://turmadobem.com.br e sair por aí distribuindo sorrisos.


Portal da clube