• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

curso digitaisCerca de 570 profissionais da Educação de todo o Piauí participam, atualmente, dos cursos de Educação Digital. Com carga horária entre 40 horas e 100 horas, os cursos são voltados à inclusão digital e social dos profissionais da educação básica dos sistemas públicos educacionais.

 

Segundo a coordenadora de Educação Tecnológica da Secretaria Estadual da Educação, Alzira Filha, são três tipos de cursos ofertados a essa clientela pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo). “O Programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, a Seduc garante a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacita os educadores para uso das ferramentas e tecnologias”.

 

Oeiras

Em Oeiras, o curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs, ministrado pela professora/multiplicadora Elizangela Dias, ressalta a necessidade de promover a reflexão sobre as transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade. “O curso dinamiza as práticas pessoais e pedagógicas estimulando e qualificando os profissionais da educação, com vistas à melhoria da qualidade das tecnologias educacionais disponíveis”.

São Julião

Na 16ª Gerência Regional da Educação, a professora/multiplicadora Maria Júlia, desenvolve um trabalho com uma turma de 40 cursistas, sendo o primeiro contato de muitos com um computador. “Nós nos deparamos com uma realidade totalmente diferente da que imaginamos na proposição de um curso de inclusão digital. Muitos ainda mal sabem manusear o computador, com a dificuldade aumentando quando partimos para os softwares e ambientes virtuais educacionais. Esse curso é fundamental para começarmos a mudar essa realidade na escola pública”, enfatiza.

 

O professor Damásio Cavalcante participa do curso e reafirma a necessidade do domínio da tecnologia por parte do educador. “Mesmo que não estejamos à frente dos conhecimentos dos nossos alunos com respeito à tecnologia, é fundamental que saibamos orientá-los de maneira a extraírem algo construtivo da mesma, para isso as tecnologias educacionais estão aí”, destaca.

 

Outras ações

 

O MEC tem investido na aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) visando à rede pública. O programa Um Computador por Aluno já é uma realidade e recentemente foi anunciada a compra de tablets para professores da rede.

 

O secretário de Educação Básica do MEC, Antonio Cesar Russi Callegari, disse que a escola do século 21 precisa estar preparada para ensinar aos alunos como buscar e trocar conhecimento, filtrar informação e desenvolver o pensamento crítico em um mundo conectado. “As tecnologias digitais se fazem presentes nesse processo, pois estão no cotidiano da sociedade e por meio delas estudantes interagem intensamente com o mundo”, afirmou.

 

governodopi