• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

 

palha diasO advogado, jornalista e escritor William Palha Dias, 93 anos, faleceu em sua casa, em Teresina, na noite dessa terça-feira, 14. Autor de "Os Irmãos Quixaba" entre outras obras, ele ocupava a cadeira de número 4 da Academia Piauiense de Letras.

 

 

Palha Dias sofreu um acidente vascular cerebral há três anos, que complicou seu quadro de saúde posteriormente. Nessa terça-feira, o juiz sofreu uma crise asmática, seguida de uma parada cardíaca, falecendo em sua casa, na rua Rio Grande do Sul, bairro Piçarra, zona Sul de Teresina.

 

 

Entre seus seis filhos está o advogado Sales Palha Dias. O escritor também era avô do cantor Saulo Dugado. A família ainda definirá onde acontecerão velório e sepultamento.

 

Vida e obra

 

William Palha Dias nasceu em Caracol, Sul do Piauí. Era juiz aposentado e romancista. Além da Academia Piauiense de Letras, o escritor fazia parte do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí, Instituto Histórico de Oeiras e à União Brasileira de Escritores no Piauí.

 

 

Sua primeira obra foi lançada em 1959: Caracol na História do Piauí. Depois disso vieram Endoema (1965); Vila de Jurema (1973); ...E o Sibarita casou... (1978); Os Irmãos Quixaba (1979); Mulher Dama, Sinhá Madama (1982); O Dia-a-Dia de Todos os Dias (1983); Alcorão Rubro (1994); Memorial de Um Lutador Obstinado (1997); Flagrantes do Quotidiano (1998); Papo-Amarelo – Drástica Solução (2000); São Raimundo Nonato - de Distrito-Freguesia a Vila (2001) e Marcas do Destino (2003).

 

 

Adotado em vestibulares no Piauí, Os Irmãos Quixaba virou um filme curta-metragem em 2004.

 

Luto

 

O professor Cineas Santos, que também nasceu em Caracol, lamentou o falecimento do escritor. "William Palha Dias, meu conterrâneo de Caracol, era um ficcionista, um historiador muito preocupado com a sua aldeia. Além de escritor, foi um magistrado correto e honrado. É uma grande perda para todos nós."


Cidade verde