• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Por conta das chuvas no Residencial Dilma Rousseff, Zona Norte de Teresina, uma casa desabou . Segundo o proprietário, a casa estava sendo reformada para que ele e a família pudessem se mudar, mas com as fortes chuvas a estrutura da casa não resistiu. Não havia ninguém no local no momento do desabamento e a equipe da Defesa Civil foi acionada ontem, 17.

A Defesa Civil informou que no momento há 250 famílias desabrigadas na capital. Segundo o dono da casa, o auxiliar de pedreiro Fábio Reis, as madeiras que sustentavam a casa estavam corroídas por cupins. A residência possuía ainda paredes feitas de barro, o que pode ter facilitado o desmoronamento.

“Na hora estava chovendo. Eu estava na outra casa e escutei o barulho dessa caindo, de madrugada. Quando eu cheguei aqui já estava tudo no chão. Ainda bem que a gente saiu dela antes de acontecer isso. Falei pra minha mulher ‘vamos sair daqui, por que a casa está pra cair em cima da gente’. Já tinha percebido, as madeiras, forquilhas podres” disse o auxiliar de pedreiro.

Uma equipe da Defesa Civil foi comunicada do ocorrido e esteve no local na tarde desta terça-feira realizando a coleta de informações para inclusão da família nos programas de apoio da prefeitura, como aluguel solidário e recebimento de cestas básicas. De acordo com o agente da Defesa Civil, Sebastião Domingos, as pessoas precisam estar em alerta por causa de residências em locais de risco.

“Como a gente vem sempre falando, tem situações de risco, que é a própria estrutura da casa. São casas de taipa, com madeira redonda. Essa madeira redonda tem características que levam ao apodrecimento precoce, bem como a presença de cupins, também. O peso das telhas, paredes úmidas devido as chuvas, contribuem para o desabamento” disse Sebastião Domingos.

 

G1