• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
galeriaUma galeria pluvial próximo à Ponte da Amizade, na avenida Maranhão, tem despejado esgoto nas águas do rio Parnaíba e ameaçado a saúde dos teresinenses. No local, há presença de bactérias que podem causar doenças e até levar à morte.

A galeria, que deveria receber apenas água da chuva, despeja dejetos oriundos de ligações clandestinas feitas pela própria população e até de clínicas e hospitais da cidade.

 
Pesquisas constataram que os microorganismos presentes na água da boca de esgoto são resistentes a desinfetantes, inclusive dos utilizados em hospitais, como iodo. “Isolamos essas bactérias e algumas populações se mostraram resistentes podendo provocar infecções”, alerta a bióloga Francisca Lúcia Lima.

 
A bióloga desaconselha também consumo de peixes pescados na região e revela que o raio de contaminação chega a 1 km. “Essa água é imprópria para consumo e banho. Os microorganismos encontrados podem transmitir doenças, infecções de pele, diarréia, e outros quadros graves de infecção hospitalar que podem matar”, frisa Francisca Lima.


Fonte: cidadeverde